O que é um mapa interativo e como usar na estratégia de Marketing de Conteúdo

Mapas interativos permitem incorporar um mapa a um site. Não se trata unicamente de um mapa de estradas, mas também pode ser uma imagem ou um diagrama. Com esse tipo de conteúdo, os visitantes têm uma experiência incrível de engajamento.

Mapa interativo

Para que as ações de Marketing Digital de uma empresa sejam executadas de modo eficiente, é importante que seus processos estejam bem estruturados, e isso inclui definir quais canais serão utilizados.

Os mapas interativos são um exemplo e, caso você ainda não saiba como eles podem ser utilizados no marketing, continue a leitura deste post.

As tendências de Marketing Digital deste ano apontam que o aumento da interação entre pessoas e empresas é uma das maiores apostas, de modo que conteúdos interativos não podem ficar de fora

Assim, neste artigo mostraremos a você:

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Vamos em frente?

    O que é um mapa interativo

    Os mapas interativos permitem que você incorpore um mapa no seu site. Ele não precisa ser unicamente um mapa de estradas, mas pode ser também uma imagem ou um diagrama, por exemplo. 

    O que o torna interativo é o fato de que as pessoas podem clicar com o mouse, se estiverem usando o desktop, ou tocar a tela, caso estejam usando um celular, para habilitar suas funcionalidades, tais como:

    • fotos e textos informativos;
    • reprodução de vídeos e áudios;
    • links para outros conteúdos;
    • formulários;
    • direcionamentos diferentes de acordo com as respostas do formulário.

    Como mapas interativos podem ser usados numa estratégia de Marketing de Conteúdo

    O objetivo do Marketing de Conteúdo é atrair o público certo e engajá-lo a fim de gerar maiores oportunidades de negócio. A principal ferramenta dessa estratégia é o conteúdo, que pode ter variados formados: blog posts, ebooks, infográficos, entre outros.

    Assim, fazer uso de conteúdos interativos torna essa experiência mais interessante, agradável e divertida. Vejamos um exemplo de como os mapas interativos podem fazer isso dentro do Marketing de Conteúdo.

    Imagine que você queira produzir um conteúdo de fundo de funil para fazer os visitantes do seu site conhecerem melhor a sua empresa. Para isso, um mapa interativo pode ser usado de maneira que as pessoas façam um tour virtual pela organização e confiram informações nos mais diversos formatos de mídia (texto, vídeo, áudio e imagens) durante o acesso.

    As vantagens de um mapa interativo

    Existem benefícios que os mapas interativos geram ao serem inseridos no site da sua empresa, e vamos listar aqui os principais.

    Melhor experiência de navegação

    Geralmente, um dos objetivos do site de um negócio é manter os visitantes navegando nele o maior tempo possível, certo? Bom, os mapas interativos desempenham essa função.

    Afinal, uma vez que a pessoa começa a explorar o mapa, seu interesse em navegar por ele será maior, o que fará que fique mais tempo no site.

    Dados mais completos dos visitantes

    Além disso, os mapas interativos podem coletar informações que são de suma importância para o time de marketing, sobretudo na geração de leads.

    Materiais ricos estáticos como ebooks e infográficos são comumente utilizados para conseguir leads, uma vez que o visitante, para fazer download do material, preenche um formulário. 

    Vejamos o exemplo de uma agência de viagem que gostaria de saber a respeito do interesse turístico das suas leads. O formulário pode trazer campos como:

    • a qual lugar você gostaria de ir;
    • o que gostaria de fazer nesse lugar;
    • cite três lugares que gostaria de conhecer lá.

    Um mapa interativo pode tornar a experiência de conversão em leads bem mais interessante, pois, à medida que a pessoa explora o mapa, podem aparecer campos que digam:

    • clique onde você gostaria de ir;
    • diga o que gostaria de fazer nesse lugar;
    • dê zoom e clique nos lugares que você mais tem vontade de conhecer para saber mais informações sobre eles.

    Maiores chances de conversão em vendas

    A intenção do marketing em gerar leads é levá-las ao time de vendas para que as converta em clientes. E, para isso, quanto mais informações forem coletadas das leads, melhor.

    Os mapas interativos geram relatórios de todo o envolvimento da pessoa que o acessou, e esses dados podem ser de extrema importância para as vendas.

    Afinal, vamos supor que uma lead tenha demonstrado interesse em certos pontos do mapa ao interagir com eles. Essa informação pode ser utilizada pelo vendedor para compreender melhor o que ela quer e, assim, realizar um processo comercial mais apropriado.

    Você também pode se interessar por este conteúdo!
    Aplicações do software Ion para gerir os updates da Covid-19

    Como criar um mapa interativo

    O primeiro passo para criar um mapa interativo no seu site é definir os objetivos que devem ser conquistados a partir dele. A exemplo das estratégias de marketing, esse planejamento é fundamental para que a implementação seja bem-sucedida.

    O próximo passo é determinar a ferramenta com a qual o mapa será feito. Listamos aqui duas que possibilitam esse tipo de criação.

    Google Maps

    O Google Maps é voltado para consultas e geração de mapas geográficos, sendo um recurso muito utilizado para mostrar a localização física das empresas.

    Essa inserção é feita de forma bem simples. Primeiro, você deve digitar o endereço desejado na barra de busca. Em seguida, basta clicar em “compartilhar” e pôr no seu site o código HTML exibido.

    Google Maps

    Ion

    O Ion é uma solução voltada para a criação de conteúdos interativos em geral. Portanto, se a necessidade for criar um mapa mais específico que um simples mapa geográfico, esta é a opção certa.

    Para saber como o Ion pode ser utilizado na criação de mapas interativos, é preciso solicitar uma demonstração da ferramenta. Contudo, listamos a seguir alguns exemplos de mapas feitos nela.

    Quais os exemplos de mapas interativos

    BASF

    Uma das ideias aplicadas no site da BASF via Ion foi permitir que os visitantes criassem um parque costeiro virtual com a intenção de proteger o bairro de Red Hook contra tempestades naturais. O mapa interativo faz com que as pessoas explorem o parque por meio do site.

    Mapa interativo BASF

    UBM

    Com a vinda da London Technology Week, a equipe da UBM recorreu ao Ion para criar uma experiência interativa e divertida no seu site.

    Nela, o mapa interativo permitia que os visitantes do site fizessem um tour virtual pelo evento, inclusive em tempo real.

    Mapa interativo feito em ion

    Conforme você pôde ver, os mapas interativos são muito eficazes para engajar o público dentro de uma estratégia digital. Porém, a eficiência deles é igualmente grande no momento de conversão.

    Afinal, uma estratégia de marketing não visa apenas atrair, mas também despertar o interesse das pessoas para as ofertas da sua empresa e fazê-las tomar a decisão de compra, certo?

    Portanto, usar a interatividade para dar aos seus contatos informações que os ajudem a comprar o seu produto ou serviço com base nas necessidades que eles têm é muito importante.

    E para que você saiba como isso funciona, conheça tudo sobre plataforma Ion e veja como aplicá-la na sua estratégia!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Posts Relacionados

    Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

    Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade da Rock Content!